Terapia por Ondas de Choque
Disfunção Erétil
A disfunção erétil é uma condição clínica comum na população masculina, aumentando sua prevalência com o envelhecimento. Aos 50 anos, cerca de 50% dos homens apresentam dificuldade em conseguir ou manter a ereção. Fatores como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo, disfunção androgênica e causas psíquicas podem aumentar o risco de disfunção erétil.
Para que serve?
A terapia por ondas de choque eletromagnéticas extracorpórea (LECO) é uma alternativa inovadora para o tratamento da disfunção erétil (D.E.). Ela busca atuar na principal causa de disfunção erétil orgânica, que é a disfunção vascular dos corpos cavernosos, possibilitando a recuperação da irrigação sanguínea e permitindo que o órgão volte a ser capaz de ficar ou permanecer ereto.
Como é feita?
A LECO é realizada através de um aparelho gerador de ondas, posicionado em diferentes áreas dos corpos cavernosos do pênis. Este aparelho gera pulsos suaves e não dolorosos que se propagam pelo tecido cavernoso, produzindo um estímulo para a neovascularização do pênis.
O procedimento é realizado em sessões, geralmente de 6 a 10 sessões, com média de 8 sessões, e cada sessão dura cerca de quinze minutos. Infelizmente, o método não é eficaz para todos os casos de disfunção erétil, sendo fundamental uma avaliação com o especialista para a escolha do tratamento adequado. Embora o tratamento tenha se desenvolvido nos últimos dez anos e mostrado progressos, ainda não há certeza sobre seus resultados a longo prazo.