Implante Hormonal
O que é?
O implante subcutâneo de pellets de testosterona (popularmente conhecido como “chip”) é um tipo de via de reposição de testosterona nos homens hipogonádicos que precisam repor a testosterona para níveis fisiológicos.
Como são realizados?
A colocação dos pellets de testosterona é feita no próprio consultório com anestesia local, um procedimento que dura cerca de 15 minutos. Eles são implantados por uma pequena incisão na região superior do glúteo com o auxílio de uma cânula.
É uma via de reposição bastante estável (os pellets liberam testosterona diariamente na circulação sanguínea sem os picos e quedas que acontecem com as injeções).
Vantagens
Tem como outras vantagens:
- A comodidade e praticidade (paciente não precisa se preocupar com as datas certas de aplicação e receitas especiais no caso das injeções ou de lembrar de passar o gel diariamente)
- Não tem o inconveniente da dor das injeções intra-musculares (um incômodo real e frequente em quem vai tomar muitas injeções durante a vida)
- É a via de reposição hormonal de maior duração de todas (efeito por 4-6 meses, em média 5 meses - a injeção de longa duração, o undecilato de testosterona, dura no máximo 3 meses)
Desvantagens
Tem como desvantagens um maior custo de investimento e o risco de infecção e extrusão dos pellets (ambos < 5%).